quinta-feira, 31 de março de 2011

MERENDA ESCOLAR

Um alerta tem soado em todos os meios de comunicação, nem toda comida considerável saudável é tão saudável quanto parece. Numa pesquisa feita recentemente e apresentada semana passada pela TV globo, trouxe preocupação para as mães, pois foi encontrado no leite materno agrotóxicos. SIM, AGROTÓXICOS!!!! Mais como?

É recomendado não só para as mamães, mas também pra todos que querem ter uma ótima saúde consumirem todos os tipos de frutas, verduras, hortaliças, legumes e muito mais, porém os produtores desses alimentos estão exagerando na quantidade de remedinho aplicado as plantas para matar as pragas que arruínam o seu lucro e não se preocupam com o que estão levando para a mesa dos brasileiros.
Pois bem na sexta-feira passada o globo repórter apresentou essa realidade e mostrou a vantagem de comer esses mesmo produtos mais cultivados organicamente, ou seja, longe de todo esse remedinho. Esse cultivo era o mesmo que fazia antes, cuidar da natureza apenas, com muito amor, cuidado e zelo, o problema é que muitos querem tudo de maneira errada e não querem trabalho, mas esse atalho está trazendo prejuízos muito maiores, foi apresentado, por exemplo, pessoas que ficaram estéreis, com deficiências e muitos outros problemas.

Pais preocupados já fazem o que a vovó faziam, estão fazendo horta em seus quintais e sabendo realmente o que estão levando a mesa. Mas o que mais chamou atenção foi o trabalho que algumas escolas estão realizando se preocupando também com essa questão.
Conversando com Jumelice e Patrícia quando estávamos planejando essa postagem, lembrei (Fernanda) que na época do ensino fundamental na minha escola, saudosa Fundação Bradesco, tínhamos um componente curricular chamado Práticas Agrícolas, nela aprendíamos sobre a plantação, o cultivo, a colheita e a finalidade de plantas, flores, hortaliças, verduras e legumes, aprendíamos sobre o comportamento e os diversos tipos de bichos e o cuidado com o meio ambiente, além de toda essa parte teórica, também tínhamos a prática, corríamos para o pomar e SUJANDO as mãos cuidávamos da horta, do galinheiro (FELIZ) e colhíamos tudo que ia para a nossa merenda e o mais importante, não me lembro de ver ninguém parecendo um astronauta jogando REMEDINHO nas plantas e o mais importante até hoje mamãe nunca se preocupou em dizer: "Menina como verdura", uma vez que todos aprenderam a gostar de comer o que é saudável brincando.

A idéia é justamente essa, que o governo incentive, financie e ajude as escolas a projetar um espaço para essas plantações e que os alunos tenham total participação no cultivo, na colheita e na alimentação na hora do lanche. Aprendendo bons hábitos e cuidados, o nosso futuro que são eles, vão cuidar ainda mais do nosso meio ambiente e da nossa natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário