quarta-feira, 8 de junho de 2011

TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO

Hoje em dia é impossível as pessoas se imaginarem sem TV, internet ou telefone e fazer uma volta ao passado é tentar imaginar como as pessoas conseguiam sobreviver.

Quando falamos em tecnologia, lembramos apenas dos artefatos eletrônicos, porém tecnologia é toda a criação que visa otimizar os processos do cotidiano, seja na escola, no trabalho ou em casa.

A tecnologia existe desde os tempos mais remotos e faz relação com o ser humano e seu universo, não se referindo apenas a um produto final e sim a seu conceito. A fala, a escrita, o lápis, a folha de papel e uma infinidade de coisas é tecnologia.

As controvérsias a respeito da modernidade encontra-se com um grande trajeto diante do conhecimento social, permitindo apresentar diversos pontos de vista e atitudes. O desenvolvimento da pós modernidade como aumento do conflito da modernidade é mais uma questão investigada pelos teóricos, provocando uma atitude característica de alcançar a realidade atual.

Tecnologia é um termo usado para dar conhecimento às coisas mais variadas, de aparelhos e técnicas de produção até idéias. O computador passou assim, a ser uma das novas tecnologias da informação, evoluindo com outras tecnologias. No que se refere ao trabalho do professor, a prática dessas tecnologias implica em um novo paradigma, apresentado pelas diversas convivências entre o professor e os meios tecnológicos de estudo com os alunos.  

A tecnologia trouxe a quebra do paradigma existente no processo educativo desde a atuação do professor, passando pela participação do aluno, como a nova sala de aula deve funcionar como deve ser feito a avaliação e a metodologia que será usada. Essas ações favorecem uma sociedade em que o aluno saiba fazer e transformar as coisas pela tecnologia.

De acordo com Moran; Masetto e Behrens (2000, p. 44), “especificamente em rede, o computador se converte em um meio de comunicação, a última grande mídia, ainda em estágio inicial, mas extremamente poderosa para o ensino e a aprendizagem.” Visto dessa forma, o computador, torna-se um elemento eficiente para a comunicação, bom para fomentar o aprendizado. O uso da rede de comunicação não só estende a maneira de lidar em educação como insere novas possibilidades.

A Tecnologia da Educação, de uma maneira geral, busca exercer táticas mais competentes e mais apropriadas à metodologia da aprendizagem.

RECOMENDAMOS OS FIMES:

Minority Report - A Nova Lei 2010-05-22 Francisco
Lançamento: 2002 (EUA)
Direção: Steven Spielberg
Atores: Tom Cruise, Max von Sydow, Steve Harris, Neal McDonough.
Duração: 146 min
Gênero: Ficção Científica
 Retratando um futuro em 2054, antecipando a lousa eletrônica, hoje adotada em diversas escolas particulares, em que o profesor pode imitar o que a personagem de Tom Cruise fazia no filme, literalmente mexendo na tela com desenvoltura, com a ponta dos dedos.

EU, RobôTítulo original: (I, Robot)
Lançamento: 2004 (EUA)
Direção: Alex Proyas
Atores: Will Smith, Bridget Monayhan, Bruce Greenwood, Chi McBride.
Duração: 115 min
Gênero: Ficção Científica
Status: Arquivado
Filme adapatdo da obra homônima de Isaac Asimov, em trata da consciência de que podemos não ser máquinas, mas agimos como tais sem nos darmos conta disso (na história, homens e máquinas vivem em harmonia, até que ocorre um incidente).


 Rafinha e a vida 2.0 - A nossa professora Juliana Suzuki em aula de tecnologias da educação apresentou esse vídeo pra gente. Muito interessante pra aprimorar/ilustrar o conhecimento. Baixamos no youtube pra vocês.

REFERÊNCIAS:
MORAN, José Manuel; MASETTO Marcos T.; BEHRENS Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. 13ª Edição. Campinas - SP: Papirus, 2000.
Textos Web Aula e Tele Aulas. Disponível em: dPS://www.unoparvirtual.com.br – Área Restrita.

SUZUKI, Juliana Telles Faria; RAMPAZZO Sandra Regina dos Reis. Tecnologias em Educação. São Paulo: Pearson Education, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário