quarta-feira, 23 de março de 2011

GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS

Na terça feira 15 na matéria de Políticas e Gestão dos Espaços Educativos nossa professora Josilane Ricci, passou uma atividade no qual teríamos que apresentar um cartaz sobre a ideia de gestão democrática, um exemplo para convocar a todos, pois bem o grupo da nossa amiga Joselma, fez uma apresentação impactante. No início elas apresentaram um cartaz muito bem decorado que trazia a mensagem de que a educação não funciona por si só, precisa da sociedade, então elas rasgaram o cartaz e a cada pedaço elas ia falando frases que justificam a nossa realidade, a falta de muita ingredientes necessários para mudanças significativas e positivas e o principal meus caros é o que realmente demonstra a situação da educação e seus inúmeros aspectos, falta amor, amor que gera dedicação indepedente do salário, pois você quando escolheu sua profissão sabia que ia ganhar pouco, falta amor pra construir uma escola melhor, pra capacitar os profissionais, pra ser sensíveis as deficiências existentes, falta amor que tá matando o país, pois a realidade só mostra o que cada "cidadão" não tem: EDUCAÇÃO. Mas no final ela falou o que mais deve motivar cada profissional a esperança de que tudo vai mudar e que tudo depende de cada um, então depois de você ler um pouco mais sobre gestão democrática, podemos mostrar a você Joselma e aos demais que essa esperança já está sendo plantada, veja no vídeo lá em baixo, mas claro depois de ler um pouco mais.

GESTÃO DEMOCRÁTICAS - REALIDADE EM MUITAS ESCOLAS:

Educação sempre está relacionada a produção do conhecimento, que envolve críticas, questionamentos, na época da ditadura militar isso era muito difícil de acontecer, o que gerou muitas perdas e trouxe dificuldades até hoje existentes. Cada sociedade tem o seu modelo escolar e muito deles é o reflexo do tempo e sua história tudo o que viveu. “Educação é a apropriação da cultura e esta é muito mais do que informação, cultura é tudo aquilo que não existe por si, é tudo aquilo que o homem produziu: valores, conhecimento, artes, conduta, crenças, tecnologia, tradições.” Diz o Professor da Faculdade de Educação da USP Vitor Paro. Então a educação é essa formação que precisa ser desde a mais tenra infância até a educação superior, onde cada um vai conhecer e praticar suas opções, com o apoio, ajuda dos seus educadores.

O que entendemos hoje como gestão democrática, aprendemos com os movimentos e revoluções civis com a crise do governo militar e foi com a redemocratização que as mudanças começaram a acontecer trazendo vários desafios. O maior deles foi a constituição que trazia importantes feitos na educação e foi assim que começa a surgir a LDB, já existia uma idéia do que seria gestão democrática, como a eleição para a escolha dos diretores. Podemos observar que a luta através de vários acontecimentos da época, diretas já, apresentação da constituição federal, era trazer a qualidade de ensino para que cada aluno tivesse evolução em sua aprendizagem, que cuidasse da realidade da diversidade existente, uma vez que a escola é feita de diferentes e a própria gestão democrática, na efetiva participação de todos.
A gestão democrática escolar está ligada ao processo de construção da cidadania que tem a estratégia como o projeto pedagógico e o conselho escolar que reúne professores, funcionários, pais, alunos e comunidades, todos trabalhando juntos para construir uma escola com qualidade em todos os sentidos, que sonhamos e lutamos ao longo do tempo e que traz respostas positivas para a sociedade.
O gestor tem que ter a visão dupla e ampla sobre a relação técnica e o compromisso ético com as mudanças que precisam acontecer e junto com os educadores, precisam ter essa sensibilidade para contemplar essas mudanças. As atitudes, os conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e competências na formação do gestor da educação são tão importantes quanto a prática de ensino em sala de aula. No entanto, de nada valem estes atributos se o gestor não se preocupar com o processo de ensino/aprendizagem na sua escola. Os gestores devem também possuir habilidades para diagnosticar e propor soluções assertivas às causas geradoras de conflitos nas equipes de trabalho, ter habilidades e competências para a escolha de ferramentas e técnicas que possibilitem a melhor administração do tempo, promovendo ganhos de qualidade e melhorando a produtividade profissional.
O Gestor deve estar ciente que a qualidade da escola é global, devido à interação dos indivíduos e grupos que influenciam o seu funcionamento. O gestor deve saber integrar objetivo, ação e resultado, assim agrega à sua gestão colaboradores empreendedores, que procuram o bem comum de uma coletividade.
Em síntese, o bom gestor deve ser um administrador, isto é, manter a escola dentro das normas do sistema educacional, seguir portarias e instruções e ser exigente no cumprimento de prazos. Também deve valorizar a qualidade do ensino, o projeto pedagógico, a supervisão e a orientação pedagógica e criar oportunidades de capacitação docente.Para isso é importante ter uma equipe de direção que tenha talentos complementares. Delegar e liderar devem ser as palavras de ordem. E mais: o bom diretor indica caminhos, é sensível às necessidades da comunidade, desenvolve talentos, facilita o trabalho da equipe e, é claro, resolve problemas.

A LUZ NO FIM DO TÚNEL:


Referências Bibliográficas
Nossas aulas presenciais, sistema Unopar
Programa Fazendo escola - Princípios e bases da gestão democrática Parte 1, 2, 3 http://www.youtube.com/watch?v=f0J4eVJ2uTA, Acessado em 16 de Março de 2011 às 10:11
LIBÂNEO, J.C. Organização e Gestão da Escola – teoria e prática. Editora do Autor, Goiânia, 2000.
PARO, Vítor Henrique. Administração Escolar., Ed. Cortez.
RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira. Conselho de Classe. Apostila da disciplina Fundamentos Teóricos da Educação do curso de pós-graduação a distância Metodologia do Ensino Fundamental da UFG. Acesso: junho de 2008.
RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira. Conselho Escolar e participação: um caminho a ser construído. Apostila da disciplina Fundamentos Teóricos da Educação do curso de pós-graduação a distância Metodologia do Ensino Fundamental da UFG. Acesso: junho de 2008.

2 comentários:

  1. Adorei os textos, acho que o caminho é esse, temos que ir a luta e fazer tudo com amor, pra mudar as coisas e o mundo, pois é nosso pais o que mais tem são pessoas sem educação. É por isso que muita coisa não é permitida, mas convém a muita gente. Parabéns pelo blog!
    Tuly

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  2. Seria muito bom se todos os gestores fossem escolhidos através de uma gestão democrática. Certamente a educação teria evoluido mais. Assim como todos os setores que existem apadrinhamentos ridículos a exemplo pessoas que querem quebrar calhos na educação. Senhora presidente ao qual teve meu voto, faça seleções de diretores sendo que um dos quesitos seja para os concursados,2º escolhas de projetos que correspondam a nossa realidadee para finalizar ele~ções envolvendo a comunidade escolar. Quando isto de fato acontecer serei muito feliz pois estaremos evitando professores frutrados e incompetêntes .Seja um professor pesquisador você obterá sucesso! teremos alunos confiantes e competentes só quem ganhará e o nosso Brasil. Pois tenho orgulho de ser Brasileira, Mãe e Educadora. Não vejo como perca de tempo educar e dar o melhor de mim para os filhos dos outros. Eduadora Raquel Di Paula.

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