terça-feira, 16 de novembro de 2010

AFETIVIDADE NA ESCOLA


O Mestre disse: Por natureza, os homens são próximos; a educação é que os afasta.
Autor: Confúcio

Você lembra com carinho de algum professor que lhe deixou saudades e te inspirou ou de algum que você não tem boas recordações?
E você como educador prefere ser autoritário ou ter autoridade?
Ou você achava que ambas palavras possuí o mesmo significado?
Depois de encerrar nossa enquete iremos nos aprofundar sobre a autoridade e o autoritarismo, mas a principio vamos falar sobre a afetividade que tudo tem haver sobre esses dois significados.

Cada vez mais os alunos estão mais distantes de seus professores, em contra partida os professores rotulam seus alunos de rebeldes da nova geração, o contéudo é um enigma que os alunos não sabem decifrar e os alunos reclamam que o professor não sabe passar o assunto, não sabe lidar com os alunos.

Paulo Freire (1983, p.29) já dizia que (...) "Ama-se na medida em que se busca comunicação, integração a partir da comunicação com os demais."

Muitas alunos se sentem desmotivados e suas notas só comprovam isso. Educador afetivo é aquele que quer o bem de seus alunos, que estreitam os laços, como o próprio vídeo destaca, não é ser demais nem de menos, mas proporcionar um ambiente saudável em que os alunos se sintam seguros e confortáveis. A afetividade propicia ao professor conhecer seus alunos, saber o que estão passando, o que sentem em relação ao mundo, as coisas e ao próprio desenvolvimento em sala de aula. Conhecendo seus alunos será mais fácil do educador, ajudá-lo e mediá-lo a superar conflitos.

Mello (2004, p 18) faz refletir o que muitas vezes os educadores esquecem como seu papel e como significado da educação (...) "Não dá para ensinar pensando apenas na cabeça do aluno, pois o coração também é importante."

Sugerimos pra você que assistam o filme Escola da Vida, sua estória começa quando um novo professor chega á cidade, e ele está promovendo um verdadeiro pandemônio na Fallbrook Middle School. Ele é atraente, simpático e informal. Os alunos amam o sr. D (Ryan Reynolds, de Horror em Amityville). Os professores também o admiram... com exceção de Matt Warner (David Paymer, de Em Boa Companhia), o ansioso professor de biologia, que sonha em ganhar o prêmio de Professor do Ano. Seu pai, Stormin? Norman (John Astin, de Os Espíritos), foi Professor do Ano durante 43 temporadas seguidas, e Matt está determinado a fazer deste o seu ano. Mas com o sr. D (Michael D. Ângelo) em cena, Warner vê sua chance escapar. Ele não consegue competir com quem até seu próprio filho admira. Mas há um segredo que pode mudar o jogo. O diretor William Dear faz uma ponta como um astronauta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário