domingo, 3 de abril de 2011

A CULPA É SUA EDUCADOR!!!

Ficamos maravilhadas ao ver semana passada o filme Verônica, professora da rede municipal, além de mostrar a realidade do Brasil, o comportamento das crianças, a impunidade e o funcionamento da escola mostra que de 2008 (ano de lançamento do filme) pra 2011 nada mudou. Mas o mais interessante foi a mensagem que guardamos ao assistir o filme. No final do filme que não vamos contar, pois é uma ótima indicação pra quem ainda não assistiu, a professora Verônica fala que ela prefere correr qualquer risco para salvar uma vida, achamos que ao longo desse tempo, muitos profissionais esqueceram isso quando se formaram.

Todos sabem das dificuldades que passamos ao longo do tempo e que todos os fatos históricos só revelam as escolhas erradas que fizemos. Salvar uma vida é o que precisamos ter em mente ao entrar na sala de aula - os professores, na sala de coordenação - os pedagogos, na sala da direção - os diretores, no pátio - os inspetores, na copa - as merendeiras, em casa - os pais...

Muitos dizem que não trabalham como deveriam porque o salário é baixo, outros reclamam que não dá pra ensinar com a precariedade da escola, quando não é a evasão dos alunos, são dos professores, a culpa é do governo, é da política, é da sociedade, é das drogas, é da marginalidade.

NÃO, A CULPA É SUA EDUCADOR!!!

Se você escolheu essa área, você já sabia de tudo isso e cremos que quando se decidiu por essa carreira, você pensava em mudar o cenário, em fazer a diferença, em dá orgulho pra professora que você tanto admirava. Que foi? Cansou? A prática é diferente da teoria da faculdade?

Mês passado, um aluno de letras que também queria mudar as pessoas através da educação, foi vítima da marginalidade e quem eram essas pessoas que assassinaram aquele rapaz?
Pode ter sido o seu aluno, pode ter sido o aluno que não tinha mais jeito, que os pais não cuidaram e que você disse ser um caso perdido. Se você pensar bem, nós também somos culpados, das pessoas que colocamos na rua, somos culpados nas estatísticas apresentadas, simplesmente porque com o que tínhamos nas mãos, não fizemos o possível e o impossível pra salvar mais um aluno, mais uma família...

O mundo está carente de educação, mas não só há que se aprende nos livros, a que se aprende com a vida, com amor, lembramos agora de professores que deram sentidos em nossas vidas. Aqueles que chamamos de tias, que fazíamos cartinhas e canções.

E por todos eles que passaram por nossas vidas, nosso muito obrigada!!!
 E vocês? O que farão?
Ahhhh não acreditamos que vão ficar esperando as coisas mudarem.

Paciência, pois nosso  caminho é outro, nosso caminho é salvar vidas.

Informações TécnicasTítulo Original:  Verônica
País de Origem:  Brasil
Gênero:  Ação
Classificação etária: 12 anos
Tempo de Duração: 87 minutos
Ano de Lançamento:  2008
Estréia no Brasil: 06/02/2009
Site Oficial:  http://www.veronicaofilme.com.br
Estúdio/Distrib.:  Europa Filmes
Direção: 
Maurício Farias

2 comentários:

  1. Mais ou menos no meio do meuu curso eu descobri que o mellhor que tinha que fazer era desistir da faculdade e fazer teologia: salva vidas e ganha mais.
    Ainda não fiz isso, mas parece que esse texto está motivando isso.

    Educar na escola não é transformá-la em um filho para sua mãe (em outras palavras quem faz isso é a mãe dele) e não é ser nenhum político, trabalhar com o que não existe e ainda imaginar que tudo está mil maravilhas, embora possa mudar a visão do garoto para que ele possa enxergar tudo isso de maneria diferente...

    Professor deveria ensinar sua disciplina e não ser mãe e pai e político.

    ResponderExcluir
  2. Acredito muito nesse texto, pessoas que cruzam seu braços e dizem pior do está vai ficar, são as que contribuem para um mundo pior. Cada um deve cumprir seu papel, eu concordo e muita coisa deve melhorar pra nos dá suporte, mas foi por uma sequência de erros, e de cobrir um erro com uma solução/problemas que vivemos nesse caos, entendo que salvar uma vida, não é converter um aluno, mas é tornar a escola um caminho que faz cada aluno crescer,refletir, querer mudar sua vida e seguir em frente. PARABÉNS MENINAS, ESTOU SEMPRE ACOMPANHANDO VOCÊS.
    Tabata Corrêa - Natal/RN

    ResponderExcluir